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Quais os documentos necessários para contratar um funcionário?

08 de setembro
A contratação de funcionários é um passo de grande importância para toda empresa que deseja crescer e prosperar, sendo assim esse processo de admissão deve ser feito de forma assertiva.
 
O processo de seleção do seu colaborador deve ser feito com planejamento para prevenir os impactos negativos de uma contratação errada. Nesse planejamento deve estar incluso todos os parâmetros que se busca no novo colaborador, tais como as habilidades técnicas indispensáveis para o cargo, a experiência necessária, assim como características comportamentais que se enquadrem com os valores de sua empresa!
 
Uma contratação errada pode gerar custos desnecessários com pessoal e também pode impactar nos processos de produção.
 
Ao encontrar a pessoa ideal para ingressar na sua equipe há alguns documentos que precisam ser providenciados para registrá-lo em sua empresa. 
Continue a leitura e anote a lista para não esquecer de nenhum documento e garantir o registro correto de seu funcionário!
 
Quais os documentos necessários para admissão? 
 
Para a contratação de um funcionário, é essencial que a pessoa admitida apresente uma série de documentos ao Recursos Humanos da empresa.
 
Tais como:
- Cópias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), bem como a própria carteira;
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Cópia do título de eleitor;
- Comprovante de residência;
- Cópia do comprovante de escolaridade;
- Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): esse documento é emitido após a realização dos exames de admissão, que são de responsabilidade e custo do empregador. Eles devem ser repetidos com periodicidades que variam de acordo com idade, condições do colaborador e risco da profissão. 
- Cópia de certidão de nascimento de filhos de até 21 anos;
- Cartão de vacinação dos filhos menores de sete anos e comprovante de frequência escolar dos filhos maiores de sete anos para o caso de salário-família;
- Caso haja, atestado de invalidez dos filhos de qualquer idade;
- Fotos 3x4;
- Cópia da CNH, caso a profissão demande que o trabalhador atue com veículos.
- RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) caso não seja brasileiro.
 
Após a coleta dos documentos, alguns dados deverão ser informados pela empresa para o contador, tais como salário, benefícios, horário de trabalho e período de experiência. 
 
Para facilitar a comunicação com o escritório e garantir a organização, disponibilizamos um formulário onde o empregador poderá preencher as informações e fazer o checklist dos documentos enviados. Clique aqui para solicitar o formulário.
 
Qual o prazo de registro do funcionário para o E-social?
 
Para efetivação do registro o escritório contábil fará a documentação através das fichas, livro de registro ou registro eletrônico de funcionários da empresa e providenciará a anotação na Carteira de Trabalho do funcionário.
 
Com a migração dos processos para forma digital essas informações são enviadas eletronicamente para o Portal do E-social e automaticamente já enviarão as informações para Carteira de Trabalho Digital do funcionário (para saber mais sobre CTPS Digital clique aqui).
 
O prazo para envio do registro para o E-social é um dia útil anterior a data de admissão, isto é, quando o funcionário ingressar na empresa já terá seu registro no E-social e na sua CTPS digital.
 
Fique atento ao prazo para evitar problemas futuros e não precisar pagar a multa por atraso.
 
Para você se manter ainda mais informada (o) e saber mais detalhes no momento da contratação fale com nossa equipe.
 
Somos a FKcia Contabilidade e estamos prontos para lhe auxiliar!
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