Blog

Planejamento orçamentário: entenda tudo sobre e como implementar

18 de junho
A preparação do futuro da sua empresa passa pela agilidade na tomada de decisão, a partir do planejamento financeiro.
 
Para quem está dando os primeiros passos em gestão empresarial, a experiência pode abrir infinitas possibilidades de melhorias nos processos da empresa, gerando impactos positivos diretamente no resultado e um desses processos a ser feito é o planejamento orçamentário.
 
O planejamento orçamentário é organizar receitas, custos, despesas e investimos que sua empresa estima para os próximos meses ou anos à frente. É como uma “contabilidade de trás para frente”, pois a contabilidade se preocupa em registrar as entradas e saídas financeiras que já ocorreram, enquanto o planejamento orçamentário busca “antecipar o futuro”, para que sua empresa possa se preparar melhor para o que está por vir.
 
O planejamento é uma disciplina que busca sempre se embasar em fatos e argumentos para realizar as previsões mais precisas e exatas possíveis.
 
Existem diversas formas de fazer isto. Partindo do seu planejamento estratégico, tático e/ou operacional e convertendo-o em números, usando um orçamento com base no histórico dos anos anteriores. O que envolve os gestores que mais conhecem de cada departamento por meio do orçamento colaborativo ou usando para isto diversas outras técnicas. 
 
Sabendo disso, precisamos entender como ele é feito. De maneira geral, orçamento de uma empresa geralmente é composto por:
 
- Planejamento de Vendas;
- Projeção de Deduções de Vendas;
- Orçamento de Custos de Produção;
- Orçamento de Gastos com Pessoal;
- Orçamento de Despesas Operacionais;
- Orçamento de Investimentos.
 
Você precisa entender bem o modelo de negócios de sua empresa e definir qual dos itens acima deverá colocar mais esforço. Por exemplo, se sua empresa possui muitos funcionários e os gastos com salários e benefícios representam o maior percentual das despesas, é ai que deverá focar para aproveitar oportunidades.
 
Mas se, por exemplo, sua empresa é uma indústria que tem seus custos produtivos associados a um pequeno grupo de matérias-primas, pode ser que as melhores chances de reduzir custos com um bom planejamento orçamentário estejam neste ponto.
 
Enfim, é preciso avaliar e ponderar sempre. Afinal, se estamos planejando, devemos buscar sempre pelo melhor caminho possível. Por isso da importância do planejamento orçamentário, pois poderá prever algumas situações na saúde financeira da empresa. 
 
Após a elaboração do orçamento pelas áreas, com as informações disponíveis é possível a geração dos três relatórios considerados essenciais para a gestão de qualquer empresa. Estamos aqui falando do:
 
- DRE Projetado;
- Projeção de Fluxo de Caixa;
- Projeção de Balanço Patrimonial.
 
A grande mágica está na complementaridade entre eles. De forma bem sucinta, podemos dizer que a Projeção de DRE mostra o quanto de lucro sua empresa vai gerar. Já a Projeção de Fluxo de Caixa mostra o quanto a empresa vai ter de dinheiro em caixa para honrar seus compromissos com funcionários e fornecedores. E, por fim, a Projeção de Balanço Patrimonial, que nos diz o quanto a empresa irá acumular de riqueza no período projetado, expandindo ou não seu patrimônio.
 
Além dos três demonstrativos, uma vez pronto o planejamento orçamentário, também podemos extrair alguns dos indicadores de desempenho fundamentais (projetados) que vão nos ajudar a entender de forma bem objetiva se os planos traçados para sua empresa fazem sentido ou não.
 
Os próximos passos para a preparação do futuro da sua empresa são criar algumas simulações de cenários (pelo menos um cenário pessimista e um cenário otimista) e claro, acompanhar regularmente os resultados para identificar o que está saindo conforme o planejado e o que pode estar desviando dos planos e precisará de ações corretivas. 
 
Além disto, um planejamento nunca dura para sempre e as revisões orçamentárias são sempre bem-vindas para atualizar os planos com o novo cenário que a empresa está inserida.
 
 
Ficou com dúvida? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WhatsApp, ou e-mail:
(54) 3025.3344
(54) 9 9151.6290
contato@fkcia.com.br
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento