Blog

Nota fiscal eletrônica será obrigatória para prestadores de serviços

28 de junho

Em Caxias do Sul novo sistema aposenta antigo modelo de notas fiscais. Agora, os lançamentos tem como características uma maior agilidade e controle.

A Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e), é um documento fiscal de existência digital que substitui as tradicionais notas fiscais de serviços impressas. Essa “nova” modalidade armazena eletronicamente as informações nos servidores da Prefeitura Municipal.

O maior objetivo para essa mudança estar acontecendo, é a materialização dos fatos gerados do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) através do registro eletrônico das prestações de serviços sujeitas à tributação.

Além disso, visa a agilidade para o contador e Município estarem informados em tempo real, quando anexado os lançamentos no sistema. A facilidade que garante ao contribuinte, sem o preenchimento manual das notas bem como uma melhor execução, faz parte deste procedimento. Facilitando, ainda, o controle por parte do fisco.

Anteriormente, essa obrigatoriedade era destinada apenas a contribuintes com faturamento anual superior a R$100 mil. Agora, a regra valerá para todos. Empresas e microempreendedores individuais (MEI), que estiverem em atuação no mercado, deverão estar aderindo a essa nova regra, independente do faturamento anual.

Portanto, ficar atento aos prazos e efetuar o credenciamento no sistema de NFS-e é o mais indicado neste momento. Como toda a mudança de sistemas, visa-se um prazo e multas caso não sejam cumpridas as exigências.

Saiba que até o dia 30 de junho, os prestadores de serviço precisam cadastrar-se no novo sistema de nota fiscal eletrônica, pois, a partir do dia 1º de julho este sistema será implantado.

Para efetuar este procedimento, é muito simples: acesse ao site da Prefeitura de Caxias do Sul, em seguida o portal de nota eletrônica (NFS-e) - nas opções abaixo da procura, e acesse a opção credenciamento.

A sua liberação sai na mesma hora, por meio da certificação digital, com o e-CNPJ.

Algumas pessoas não possuem essa certificação, neste caso imprima e preencha o formulário e procure a prefeitura para entregá-lo. A liberação realizada de forma manual demora cerca de alguns dias.

 

Estar aliado a empresas que visam o crescimento e melhorias contínuas no seu empreendimento é muito importante nessa hora. Por isso, esteja de mãos dadas a profissionais de qualidade, que diariamente buscam estar atualizados e preparados para executar passos importantes no rumo do sucesso.

Conheça o escritório FKcia Contabilidade. Estamos preparados para lhe proporcionar melhorias contínuas em seu projeto.

Entre em contato e saiba mais!

Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento