Blog

Dicas para você saber sobre Contabilidade para E-Commerce

09 de outubro
O comércio e a forma de efetuar vendas já está ganhando novas formas há alguns anos e não é de se surpreender que, após este período de pandemia, o comércio online ganhará ainda mais forças e conquistará um espaço cada vez maior no mercado.
 
Vale entender que isso ocorre devido a forma deste modelo ser de fácil utilização, atender a diversos públicos e apresentar inúmeras vantagens. Embora seja muito positivo, é altamente necessário manter-se atento aos aspectos principais da contabilidade para E-Commerce.
 
Desta forma, desenvolvemos algumas dicas para você que precisa saber sobre Contabilidade para E-Commerce. Confira!
 
Entenda sobre a necessidade de regularizar seu E-Commerce
Você sabia que não possuir uma loja devidamente registrada coloca as suas operações em risco? Isso mesmo, e como consequência prejudica também a imagem do seu negócio diante dos seus possíveis e futuros compradores.
 
Outra constatação é que negociar com um CNPJ desperta maior credibilidade ao consumidor, que se sente mais confiante em comprar um produto de uma empresa e não de uma pessoa física.
 
Por isso, quanto mais você buscar por orientação e assessoria neste aspecto de legalização, melhor para a sua empresa. Além disso, por se tratar de um processo que possui mecanismos burocráticos, com a ajuda de um contador especializado no segmento de contabilidade para E-Commerce sempre coopera para o seu sucesso.
 
Emissão de nota fiscal eletrônica nas vendas pela internet
Assim que o negócio estiver apto a emitir nota fiscal eletrônica, é fundamental saber como preenchê-la adequadamente, além de claro, entender quais os tipos de operações e classificações fiscais se enquadram na atividade exercida pela empresa.
 
Todas essas orientações devem ser obtidas por meio do auxílio de um contador, que vai cuidar de toda rotina contábil e tributária do negócio, gerar as declarações, arquivos digitais e relatórios necessários, assegurando desta forma o pagamento correto dos tributos e a manutenção das requisições impostas pela legislação – deixando as suas finanças em dia.
 
E quais são os impostos recolhidos pelo E-Commerce
Somado a necessidade de estar com o E-Commerce regularizado, o pagamento de impostos para este segmento pode ser consideravelmente reduzido com a ajuda de um contador especializado na tributação para a sua loja online.
 
Basicamente, os tributos a serem recolhidos são os mesmos de uma loja física. No entanto fique ligado nas alíquotas de ICMS.
 
Cada segmento e estado apresenta alíquotas de ICMS diferenciadas. Assim, para você não ter prejuízos, é necessário estudar essas alíquotas e decidir, previamente, quais são as regiões que a sua loja atenderá e quem serão seus principais consumidores.
 
A lucratividade do seu empreendimento é importante
Possuir um controle assertivo sobre a movimentação financeira da sua loja online, é saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo e qual é a sua rentabilidade. Passos assim, se tornam essenciais para a longevidade do seu empreendimento.
 
A mensuração do lucro é uma das maneiras de identificar se o E-Commerce está trilhando o caminho certo e um excelente indicador do desempenho. A contabilidade oferece as ferramentas para você acompanhar os números.
 
Organização é fundamental
No E-commerce a organização não se restringe somente a contabilidade, mas a toda administração do negócio. Manter uma loja virtual atrativa capta muitos clientes, mas não receber a mercadoria no prazo ou receber a mercadoria trocada diminui a confiança do consumidor, então a gestão dos estoques e uma boa logística de entrega é fundamental para manter a boa reputação da marca.
 
A organização tem papel essencial para a empresa ser eficiente, rentável e garantir um grande diferencial no mercado.
 
Encontrar o melhor escritório de contabilidade, que vá de encontro as suas necessidades é mais do que importante nessa hora.
 
Conheça a FKcia Contabilidade, estamos prontos para fazer a sua empresa crescer.
 
Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto, entre em contato com nossa equipe!
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento