Blog

Como funciona a contabilidade e tributação para E-Commerce?

08 de outubro
Diante do nosso atual cenário, é normal que muitas empresas e empreendedores se voltem para as vendas na internet, alterando assim, seus modelos de negócio.
 
Já não é novidade que o mercado brasileiro sofrerá mudanças e estas – que já estavam para acontecer em um futuro distante -, estão tomando forma mais cedo, nos dias de hoje. As vendas pela internet, por exemplo, têm ganhado cada vez mais espaço e por este motivo, as operações estão aumentando e consequentemente, se alterando para o modelo de negócio E-Commerce.
 
Assim como em qualquer empresa que faz vendas de produtos de forma presencial, existem obrigações que precisam ser cumpridas, devido às suas particularidades tributárias e contábeis, assim como no modelo E-Commerce.
 
Por isso, contar com uma contabilidade com ampla expertise nestas questões específicas, se faz cada vez mais fundamental.
 
Neste texto, vamos explorar o assunto a fim de levar até você uma melhor compreensão. Confira!
 
Abertura e regularização do e-commerce
A contabilidade para E-Commerce se inicia logo na abertura da empresa e registro no CNPJ. Mesmo sendo possível efetuar as vendas online e cadastrar meios de pagamentos por meio do CPF, contar com CNPJ lhe proporciona vantagens como:
 
- Emissão de notas fiscais eletrônicas,
- Aumento da credibilidade perante os consumidores,
- Maior acesso a compras facilitadas,
- Possibilidade de obtenção de empréstimos e financiamentos com taxas de juros mais atrativas.
 
Tendo em vista essas vantagens, é recomendável regularizar sua loja virtual e aumentar a chances de ter uma gestão eficaz que contribua com a expansão e crescimento do seu negócio.
 
Escolha do regime tributário ideal para vender online
A definição do regime tributário é essencial para gerenciar os custos e cumprir com as obrigações adequadamente. Entre as alternativas para empresas de E-Commerce estão:
 
- Microempreendedor Individual (MEI),
- Simples Nacional,
- Lucro Presumido,
- Lucro Real.
 
Emissão de nota fiscal eletrônica nas vendas pela internet
Assim que o negócio estiver apto a emitir nota fiscal eletrônica, é fundamental saber como preenche-la adequadamente, além de claro, entender quais os tipos de operações e classificações fiscais se enquadram na atividade exercida pela empresa.
 
Todas essas orientações devem ser obtidas por meio do auxílio de um contador, que vai cuidar de toda rotina contábil e tributária do negócio, gerar os documentos, arquivos digitais e relatórios necessários, assegurando desta forma o pagamento correto dos tributos e a manutenção das requisições impostas pela legislação – deixando as suas finanças em dia.
 
Além disso, este profissional fornecerá informações úteis para a tomada de decisão e gestão das principais áreas da sua empresa.
 
Recolhimento dos tributos para empresas de comércio eletrônico
Você sabia que os tributos do E-Commerce são recolhidos da mesma forma que os de uma loja física?
 
Isso mesmo, a diferença está, apenas, no recolhimento do ICMS, já que nas vendas online a arrecadação é feita de maneira diferente. 
 
Atualmente, mais precisamente desde janeiro de 2019, o imposto é recolhido somente pelo estado de destino nas compras realizadas por meio digital, o que facilita e torna mais simples o processo de venda online e de recolhimento dos tributos. Além disso, as alíquotas vão variar conforme os estados de destino das operações realizadas.
 
Períodos de apuração da tributação para E-Commerce
Como as legislações tributárias brasileiras são complexas e sofrem alternações diariamente, questões que envolvem a tributação de uma empresa não podem ser deixadas para a última hora e nem erros podem ser cometidos, pois, isso poderá gerar a aplicação de penalidade e muitas por parte do Fisco.
 
Os períodos para apuração da tributação são os mesmos de uma empresa que atua com loja física. Portanto, é possível se preparar, organizar e estar atento a todos os prazos estabelecidos para os cumprimentos das obrigatoriedades.
 
Organização dos documentos e registros contábeis
A organização é um passo fundamental para uma empresa ser eficiente, rentável e garantir um grande diferencial no mercado.
 
Aliado a uma assessoria contábil qualificada, consegue-se auxiliar para que todos os dados e informações financeiras da empresa fiquem estruturados, garantindo o acesso a todos os relatórios relevantes, facilitando também para os gestores, assim, estes poderão tomar as decisões de forma assertiva.
 
 
A fim de contribuir para o sucesso da sua empresa e negócios online, nós da FKcia Contabilidade dispomos de uma equipe especializada neste assunto.
 
Oferecendo todo o suporte contábil, tributário e financeiro necessários para maximizar as operação e vendas online da sua empresa.
 
Entre em contato com nossa equipe para gerar mais valor, credibilidade e fazer com que a sua empresa tenha reconhecimento no segmento de vendas online!
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento