Blog

Certificado Digital: Utilidades e importância

20 de agosto
As mudanças no cenário de muitas empresas estão em uma constante crescente e muitas ferramentas digitais podem auxiliar nessa hora.
 
O Certificado Digital, por exemplo, é uma assinatura eletrônica seja para pessoas físicas  ou jurídicas, chamados de e-CPF ou e-CNPJ respectivamente, para o envio de documentos importantes em formato digital. Ao utilizar essa ferramenta, você comprovará a identidade do emissor, ou seja, é como um “CPF ou CNPJ do universo digital”.
 
O que garante a confiabilidade da assinatura digital é o fato de que o certificado é criado por meio de uma chave criptográfica de segurança com os dados do titular. A proteção das informações é feita com uma senha, cadastrada na emissão e exigida no momento de utilização do certificado.
 
Por isso, a emissão do certificado deve ser realizada apenas pelas autoridades de registro (AR) que reconhecerão a autenticidade dos dados através de documentos exigidos para a gerar o certificado. Sendo assim, somente o próprio titular pode solicitar a emissão do certificado presencialmente, no caso de empresas a solicitação pode ser feita apenas pelos sócios mediante apresentação do contrato social.
 
Continue a leitura e entenda melhor sobre a utilidade e importância do Certificado Digital!
 
Utilidades
 
O certificado digital é uma ferramente imprescindível para quem está pensando em abrir um negócio ou contratar colaboradores.
Confira a seguir tudo que pode ser feito com um certificado!
 
Além de ele ser essencial para enviar documentos importantes que exigem assinatura, serve como meio para encaminhar informações confidenciais a órgãos responsáveis pelas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
 
Esta ferramenta assegura a validade jurídica dos documentos, com isso agiliza processos e certifica a segurança das operações.
 
Com o certificado e-CNPJ você pode:
- Emitir nota fiscal eletrônica;
- Acessar o cadastro da empresa em sites de órgãos governamentais;
- Assinar documentos eletrônicos como contratos online;
- Enviar declarações da empresa, com o auxílio do seu contador;
- Permitir que o seu contador acesse os dados da Caixa Econômica Federal, processo que é essencial em caso de rescisão de colaboradores;
 
Com o certificado e-CPF você pode:
- Assinar o contrato de constituição, alteração ou baixa de uma empresa;
- Consultar a situação fiscal do seu CPF junto a Receita Federal;
- Enviar a declaração de imposto de renda e ITR;
- Assinar processos judiciais;
- Acessar serviços eletrônicos da Receita Federal.
 
Essas são algumas das utilidades, vale ressaltar que alguns profissionais, tais como advogados, contadores, engenheiros químicos, e demais profissões que necessitam assinar regularmente documentos fiscais e laudos, se torna indispensável o uso do certificado.
 
Assim, o Certificado Digital é uma ferramenta que se consagra como permanente no mercado atual, principalmente agora, onde existe o distanciamento social.
 
Modelos de Certificados
 
Além de se diferenciar por ser de pessoa física ou jurídica, o certificado pode ser classificado também pelos modelos de emissão que são:
 
A1: Esse modelo é em formato de arquivo digital que pode ser instalado no computador em que será utilizado. O modelo A1 tem segurança inferior aos demais modelos, pois esse pode ser enviado para outros computadores e com a senha ser instalado e utilizado por mais de um usuário.
 
A3: Esse modelo é emitido e instalado em um cartão inteligente, semelhante a um cartão de crédito, ou token que é como um pendrive. No formato de cartão é necessário adquirir também uma leitora para conectar no computador e acessar com senha. Devido à necessidade de tê-lo fisicamente para utilização, a segurança  da utilização se torna maior com esse modelo.
 
A validade do certificado pode ser de 1 ano ou 3 anos, e de acordo com o formato e validade o preço varia.
 
Importância
 
De modo geral e diante do nosso atual cenário, é praticamente unânime a adoção dessa ferramenta por quem busca se manter no mercado.
 
A internet, que está cada vez mais inserida na nossa rotina, vem transformando a forma como milhares de pessoas trabalham e, gerará ainda mais progresso. Por exemplo, com a substituição de sistemas tradicionais e impressos por mecanismos digitais – como as notas fiscais eletrônicas –, as empresas terão a necessidade de um Certificado Digital.
 
Como o e-CNPJ oferece uma ampla gama de utilidades, dispõe também de vantagens:
- Credibilidade;
- Otimização do tempo;
- Eliminação da burocracia;
- Redução do risco de fraudes.
 
Nós da FKcia Contabilidade estamos preparados para lhe auxiliar e tirar suas dúvida! Entre em contato com nossa equipe. 
Voltar

Quer um orçamento? Possui alguma Dúvida?

Fale conosco!
Faça um orçamento